Foto: Divulgação Conmebol
O Palmeiras em noite de gala, na Argentina fica bem perto da final da Copa Libertadores. O Porco venceu de goleada o River Plate por 3 a 0, nesta terça-feira, 05 em Avellaneda. Os gols foram de Rony, Luiz Adriano e Viña. Abre grande vantagem fora de casa e fica a um passo de grande decisão no Maracanã
Primeiro tempo:
O River Plate controlou a posse de bola e tentou empurrar o Palmeiras para seu campo de defesa desde o início, criando logo de cara uma ótima chance em chute de Carrascal defendido por Weverton na pequena área.
O Verdão, com três garotos no meio de campo, ganhou velocidade na transição e tentou aproveitar as brechas na defesa adversária. Na primeira boa escapada, contou com uma saída desastrada de Armani e um chute certeiro do iluminado Rony para abrir o placar.
Depois disso, o River pareceu perdido em alguns momentos, mas quase chegou ao empate numa cobrança de falta de Nacho Fernández, que beliscou o travessão. O Palmeiras chegou a marcar novamente, num lindo gol de Gustavo Scarpa, mas o lance foi anulado por impedimento.
Com a vantagem no placar o time palmeirense, recuou um pouco, armou as duas linhas de quatro, e ficou explorando os contra ataques, até o arbitro encerrar o primeiro tempo.
Segundo tempo:
Quando se esperava uma reação do River, que volta para o segundo tempo perdendo por 1 a 0, mas, foi o Verdão quem tomou a iniciativa marcando o segundo gol com Luiz Adriano, Danilo lança para o atacante camisa 10 que faz um giro rápido em cima do Robert Rojas e arranca na direção do gol do River, e na saída de Armani toca por baixo ampliando o placar para 2 a 0, com apenas 1 minuto de jogo no segundo tempo.
Após o segundo gol, palmeiras passou a comandar totalmente o jogo, e aos 14 minutos cartão vermelho para Carrascal por falta em Rafael Menino. O camisa 8 do River ainda dá um chute no jogador do Palmeiras após a falta.
Com a expulsão o River ficou perdido em campo. Palmeiras com um jogador a mais, placar favorável e controle do jogo pode matar o confronto após a saída do atacante, dai, veio o terceiro gol do Palmeiras, aos 16 minutos o lateral Vina recebe o cruzamento da direita na grande área e dá um toque de cabeça, para deslocar o goleiro Armani. E estabelecer o placar de 3 a 0.
A diferença da grande vitória da noite de hoje e que. Desde a chegada ao Palmeiras, Abel Ferreira teve o maior tempo para trabalhar o time justamente para o duelo contra o River Plate. Foram seis dias de espaço entre a semifinal contra o América-MG e o jogo de hoje em Avellaneda. E também as substituições na hora certa, dando mais folego ao time, sacramentando a vitória.
Jogo de volta
Palmeiras e River voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. A equipe argentina precisa vencer por três gols de diferença para se classificar – um 3 a 0 leva a decisão para os pênaltis. A final da Libertadores será no dia 30 de janeiro, no Maracanã, contra o vencedor do confronto entre Santos e Boca Juniors.
Politibola com informações do SBT
Por Ailton Cavalcanti