A montadora norte-americana Ford anunciou nesta segunda-feira que vai fechar suas três fábricas no Brasil neste ano e assumir encargos de cerca de 4,1 bilhões de dólares, já que a pandemia de Covid-19 ampliou o nível de ociosidade de sua capacidade de produção.
A produção cessará imediatamente nas fábricas da Ford em Camaçari (BA), onde se fabrica o Ka e o EcoSport. Em Taubaté (SP), a produção de algumas peças será mantida por alguns meses para sustentar os estoques para vendas de reposição. A planta do utilitário Troller em Horizonte (CE) continuará operando até o quarto trimestre. A montadora já havia encerrado a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), que foi vendida para a Construtora São José.
Como consequência, a marca deixou de vender no Brasil o Fiesta, um de seus modelos de maior sucesso, e abandonou o mercado de caminhões na América do Sul. Essa fábrica da Ford empregava 2.350 funcionários. Apenas mil, que são da área administrativa, foram mantidos.
Estima-se que cinco mil empregados sejam demitidos no Brasil e na Argentina. A sede da montadora na América do Sul continuará sendo no Brasil, e o campo de provas de Tatuí, bem como o centro de desenvolvimento da Bahia, continuam operando.
Em um comunicado, a empresa afirma que “atenderá a região com seu portfólio global de produtos, incluindo alguns dos veículos mais conhecidos da marca como a nova picape Ranger produzida na Argentina, a nova Transit, o Bronco, o Mustang Mach 1, e planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados”. O Uruguai também vai abastecer a demanda da região.
Com a decisão, modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. A empresa garante que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.
Demissões
A saída da Ford do Brasil deve resultar na demissão de 830 funcionários da unidade de Taubaté (SP), segundo o Sindicato dos Metalúrgicos.
Em Taubaté, a montadora vinha passando por dificuldades e adotou medidas como paralisação de produção, redução de jornada e salários e, claro, demissões. O Sindicato dos Metalúrgicos informou que convocou todos os trabalhadores para uma assembleia no pátio da empresa no fim da tarde desta segunda.
Vendas em baixa
Presente no Brasil desde 1919 – foi a primeira grande montadora a chegar ao país -, a Ford vendeu 119.454 automóveis no ano passado, a sexta montadora do país (tendo 7% do mercado), segundo dados da Anfavea. O resultado foi uma queda de 39,2% na comparação com 2019. O recuo foi maior do que a registrado pelo segmento de automóveis no geral. Em 2020, o tombo foi de 28,6%, para 1.615.942.
Politibola com informações da Reuters
Por Ailton Cavalcanti