Enterro de vítima da Covid-19 em cemitério de Manaus (AM)
O Brasil registrou nesta segunda-feira 452 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 210.299, informou o Ministério da Saúde.
Também foram notificados 23.671 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 8.511.770, segundo a pasta.
Assim como aos domingos, os números de casos e óbitos informados pelo ministério costumam registrar quedas às segundas-feiras, em função do represamento de testes durante os finais de semana.
O Brasil, que enfrenta um novo avanço da doença, é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na véspera o uso emergencial das vacinas da AstraZeneca e da Sinovac contra o coronavírus, abrindo caminho para o início da imunização no Brasil.
Com a autorização, São Paulo aplicou já no domingo as primeiras doses da CoronaVac. O Estado é o mais afetado pela Covid-19 no país, tendo atingido nesta segunda as marcas de 1.628.272 casos e 49.987 mortes.
O secretário de Saúde paulista, Jean Gorinchteyn, disse que a última semana epidemiológica foi a pior do Estado desde o início da pandemia, com aumentos de 9% no número de casos, 12% no de internações e 7% no de óbitos, em comparação com a semana anterior.
“O número desta semana reflete a necessidade de sermos muito mais atentos –mas além de uma atenção, mais atuantes. Mas precisamos do apoio da população… Nós não podemos deixar que haja uma sobrecarga no sistema de saúde a ponto de nós não termos como dar a assistência a todos”, disse ele em entrevista coletiva.
Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas (646.091 casos, 13.483 mortes), mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados (482.431 casos, 27.805 mortes).
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui 7.452.047 pessoas recuperadas da Covid-19 e 849.424 pacientes em acompanhamento.
Politibola com informações da Agência Brasil
Por Ailton Cavalcanti