O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, vai acompanhar o desembarque junto com equipes da SES e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Capital.
Os pacientes serão levados para o Hospital Universitário Lauro Wanderley. A estratégia tem como objetivo amenizar a crise vivenciada na região da capital amazonense, com a falta de oxigênio para os enfermos nos hospitais. A transferência para a Paraíba estava prevista para acontecer neste sábado (16), mas devido a atrasos o traslado foi adiado por mais duas vezes e, finalmente, confirmado para a noite deste domingo.
O HU informou em nota que “está de braços abertos para receber os irmãos de Manaus-AM. Filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, o HULW colocou 15 leitos à disposição de pacientes do Estado do Amazonas com covid-19”, disse.
De acordo com a nota, “a enfermaria que irá recebê-los está equipada com leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não-invasiva. Ao todo, cerca de 60 profissionais da área assistencial do Lauro Wanderlei estão envolvidos nessa ação humanitária”, acrescenta.
A logística de transporte está sob a coordenação do Ministério da Saúde. Em todo o País, a Ebserh mobilizou quase 150 leitos de nove hospitais universitários federais.
Politibola com informações do Wscom
Por Ailton Cavalcanti