O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, anunciou durante entrevista recente que o município irá retomar a realização das cirurgias eletivas, cujas realizações foram adiadas devido a pandemia do novo coronavírus.

Fábio Rocha afirmou que mesmo antes da pandemia já existia uma fila de cirurgias por incapacidade administrativa e que é preciso agilizar a realização desses procedimentos.

Leia Também:

Secretaria de Saúde da PB apresenta estoque de seringas para vacinação contra covid: “Tem seringa sim”

As filas estão enormes, devido o pavor da pandemia e também já tinha um residual da incapacidade administrativa de se tocar os serviços, tanto pela parte das estruturas, mas administrativas também. Tem uma rede paralela a rede municipal onde poderia ter sido feitas parcerias e essa rede faria vários tipos de cirurgias para não criar esse ‘engarrafamento’. A cirurgia vai ser reiniciada a todo vapor”, garantiu o secretário, acrescentando que os procedimentos devem, começar a acontecer a partir desta sexta-feira (15) no Hospital Princesa Isabel.

Com a chegada da vacina contra a covid-19, Fábio Rocha acredita que as unidades de saúde poderão contar com todo os profissionais necessários para que sejam retomadas as cirurgias. “O que é eletivo hoje pode se transformar numa urgência ou numa emergência.

Em relação ao risco de contaminação pelo novo coronavírus nas unidades hospitalares, Fábio Rocha lembrou que nos hospitais são adotados todos os protocolos existentes de prevenção a doenças infectocontagiosas e ressaltou que o risco passa a ser bem maior dentro de ônibus lotados.

– O hospital é o local menos provável de se pegar covid porque todas as medidas de proteção à classe que trabalha e ao paciente que está internado são tomadas. Existe isolamento nos hospitais – declarou Fábio Rocha.

Politibola com informações do Wscom
Por Ailton Cavalcanti