HOUSTON, TX - DECEMBER 6: (EDITORIAL USE ONLY) A medical staff member Susan Paradela prepares medical pills for patients in the COVID-19 intensive care unit (ICU) at the United Memorial Medical Center on December 6, 2020 in Houston, Texas. According to reports, Texas has reached over 1,330,000 cases, including over 23,100 deaths. Go Nakamura/Getty Images/AFP

Foto: Handout / VATICAN MEDIA / AFP

O papa Francisco visitará o Iraque de 5 a 8 de março, sua primeira viagem internacional desde o início da pandemia do novo coronavírus, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira.
“Aceitando o convite da República do Iraque e da igreja católica local, o papa Francisco fará uma viagem apostólica a este país de 5 a 8 de março de 2021, durante a qual visitará Bagdá”, assim como a região de Ur, cidade em que segundo a tradição nasceu Abraão, e Mossul e Qaraqosh, no norte, que tem uma importante comunidade cristã, informou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
Esta é uma visita histórica, que “representa um gesto concreto de proximidade a toda a população deste país martirizado”, afirma o portal de notícias do Vaticano, Vatican News.
As autoridades iraquianas classificaram a futura visita de Francisco de “mensagem de paz para o país e a região” .
O pontífice, que desejava sua primeira viagem ao exterior para um local especialmente afetado pelo coronavírus, escolheu o Iraque “por seu forte simbolismo religioso e como um apoio explícito ao retorno das comunidades cristãs, que fugiram ante a perseguição do (grupo jihadista) Estado Islâmico”, explicou a página Religião Digital.
Politibola com inforações do G1