Last updated on abril 5th, 2021 at 12:23 pm
Técnicos de Enfermagem de João Pessoa que realizam seus serviços em Empresas Privadas de Home-Care que é a assistencia domiciliar de pacientes, estiveram na sede do COREN-PB em busca de serem atendidos e fazerem seus desabafos, ao mesmo tempo também gostariam de encontrar uma solução que lhes garantam mais respeito, direitos e dignidade diante da assistência de enfermagem que realizam. Segundo estes profissionais, essa empresas não irão mais contratá los pela Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT), que é a forma mais segura, eficaz e correta de contratar qualquer empregado.
O descontentamento veio quando souberam que estas empresas, a partir de 2021, passará a contratá los através de cooperativas e então todos terão que aderir ou então, serão postos pra fora. Vale lembrar que estas empresas tem uma receita com altos valores, pois atendem planos de SAÚDE como AFRAFEP, QUARTEL DA ENGENHARIA, GEAPE, BRADESCO SAÚDE, CORREIOS, entre outros e desta forma não querem mais fazer contratos pela CLT.
Lembramos que estes profissionais dão uma carga horária abusiva de 44 horas ou até mais, então as faltas por cansaço é constante e assim as empresas não conseguem substitutos a tempo ainda mais alguns realizam até serviços domésticos e isto acontece, porque muitos familiares os deixam sozinhos com seus pacientes e desta forma, realizam funções de cozinheiro, faxineiro, arrumadeiras, chegando até a lavar roupas se não seus pacientes não terão a refeição na hora certa, roupa de cama limpa, quarto e banheiro arrumados. “É um total descaso”. Dizem.
Mas aí vem a cereja do bolo que muitos não irão gostar se querem direitos, terão que demonstrarem mais atitudes, pois a quantidade de pessoas que compareceram ao órgão de representação não dava para ocupar uma Kombi, isto MESMO!. Não é desta forma que a categoria deve agir e sim, fazer denúncias no Ministério Público, procurar os SINDICATOS se é que tem claro, pois o COREN, olhe lá se fiscaliza este tipo de serviço. Na verdade estes profissionais são esquecidos e estas empresas cometem um total abuso com a categoria que está na hora de acordar e constituir um SINDICATO APENAS DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DA PARAÍBA, pois se assim não for, serão como os enfermeiros que reclamam e reclamam mais na verdade, na hora do VAMOS ver, se acovardam e ficam se lamentando nos corredores dos hospitais.
Em conversa com um representante da categoria dos Técnicos de Enfermagem Fábio Peterson, ele comenta que as batalhas continuam, neste momento estamos aqui mesmo com poucas pessoas, mas a verdade é que aos poucos conseguiremos mais adeptos e assim, iremos fortalecer nossa classe que é desvalorizada e esquecida pelos nossos representantes. Vamos consolidar nosso SINDICATO e mostrar que somos fortes, pois se formos de Cabedelo a Cajazeiras, teremos não apenas um ou dois, mas sim dezenas e centenas de profissionais Técnicos em Enfermagem e estes sim, são quem estão na linha de frente.
Pra finalizar, deixamos o espaço aberto para as empresas se manifestarem, como também qualquer funcionário que tenha algo a ser dito ou publicado.
Nosso dever é com você, nosso blog é seu!
Editor: Adriano Lourenço