Last updated on novembro 29th, 2020 at 05:02 pm

As negociações presenciais entre o Reino Unido e a União Europeia sobre um acordo comercial foram reiniciadas no sábado (28), em mais uma tentativa de chegar a um acerto a apenas cinco semanas do fim do relacionamento atual.

O Reino Unido deixou o bloco em 31 de janeiro, mas as negociações sobre novos termos comerciais avançaram pouco, enquanto o relógio continua avançando – o acordo de transição vale até 31 de dezembro.

O negociador da UE, Michel Barnier, chegou a Londres na manhã deste sábado para retomar as conversas. Na noite desta sexta-feira (27), ele disse havia dito que estava “muito feliz” por estar de volta à cidade e que seguiria trabalhando com “paciência e determinação”.

Barnier e o negociador-chefe britânico, David Frost, estão trabalhando para garantir um acordo antes que o período de transição do Reino Unido com a UE termine, no fim do mês que vem. Ambos os lados pedem que o outro se comprometa nas três principais questões de contenção:

  • pesca;
  • ajuda estatal;
  • e como resolver quaisquer disputas futuras.

A respeito especificamente do primeiro ponto, a imprensa internacional noticiou nesta sexta que o Reino Unido rejeitou uma proposta da UE com relação ao valor da cota de pesca que as frotas europeias capturam em águas britânicas e que devem ser devolvidas ao Reino Unido.

O Reino Unido deixou o bloco em janeiro, e uma saída definitiva “sem acordo” iria causar confusão nas fronteiras, assustar os mercados financeiros e perturbar as cadeias de abastecimento que se estendem por toda a Europa e também para fora do continente – isso, no momento em que o mundo sofre com os prejuízos econômicos decorrentes da pandemia de Covid-19.

Politibola com informações do G1