Last updated on novembro 10th, 2020 at 07:12 pm
Em menos de um ano, o programa Opera Paraíba já realizou 5.107 cirurgias até o início de novembro deste ano. O Opera Paraíba estava suspenso desde março, em virtude da pandemia do coronavírus, e foi retomado, inicialmente, nos hospitais de Queimadas e Mamanguape. Segundo dados obtidos pelo ClickPB, até o dia 4 de novembro, a SES registrou 2.722 cirurgias e mais 2.385 cataratas, em um total de 5.107 cirurgias.
Por meio de mutirões que se espalham por diversas cidades do estado, a população é beneficiada com diversas modalidades cirúrgicas. O programa foi lançado há um ano com a meta na redução das filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, 12 hospitais da Rede Estadual integram a força-tarefa para a realização dos procedimentos cirúrgicos, que contemplam as especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral. Em contrapartida, os municípios com a população beneficiada pelo programa realizam os exames pré-operatórios e o transporte até a unidade hospitalar responsável pelo procedimento cirúrgico.
A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado é de realizar 12 mil cirurgias até o fim do programa.
Esta fase do Opera Paraíba segue todos os protocolos estabelecidos pela SES no Novo Normal Paraíba, mediante a pandemia da Covid-19 com a prestação de um atendimento seguro à população que já aguarda na fila de cirurgias eletivas dos municípios beneficiados com a ação.
De acordo com o Secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, com a pandemia foram adotados, o distanciamento dos pacientes dentro das unidades e o controle do acesso, fazendo uma triagem para que pacientes com sintomas gripais aguardem o quadro melhorar para poder participar dos procedimento cirúrgico.
As medidas de prevenção para a segurança das equipes de saúde envolvidas e dos pacientes estão previstas no protocolo liberado pela Secretaria Estadual de Saúde
Na última semana teve cirurgia do Opera Paraíba em : Picuí, Monteiro, Santa Luzia, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Itabaiana.
Politibola com informaçoes do Clickpb