Chineses fazem foto na sede da JD.com durante as vendas do “dia dos solteiros”, em 11 de novembro de 2020 — Foto: Thomas Peter/Reuters
Compras já somam US$ 56 bilhões, segundo informou o Alibaba. Data foi inicialmente criada por universitários em 93 como um ‘protesto’ contra o dia dos namorados e se transformou no maior evento de vendas online do mundo.
O evento, iniciado em 2009, registrou no ano passado o recorde de US$ 38,4 bilhões em vendas.
A data também é conhecida como “duplo onze” por causa do dia em que ocorre (11/11) e começou nos anos noventa no país como uma “comemoração” contra o dia dos namorados. Quatro estudantes da Universidade de Nanquim, uma das mais prestigiadas do país, fizeram um “protesto” em 1993 contra o Valentine’s Day e “a tradicional cultura obcecada pelo casamento” do país.
Seu tamanho é tão grande que seu desempenho é amplamente considerado um indicativo da recuperação econômica pós-pandemia da China.
A logística impressiona. São 3 milhões de pessoas e 4 mil aviões e navios mobilizados para entregar as compras realizadas.
Desempenho até agora é um alívio para o Alibaba Group Holding, depois de perder cerca de 10% do seu valor de mercado na semana passada, quando reguladores suspenderam a listagem de sua subsidiária Ant Group, destaca a Reuters.
Durante o período de promoções costumam ser feitas mais do que o dobro das vendas da Black Friday e da Ciber Monday juntas, dias nos quais os comércios americanos lançam as suas maiores ofertas.