O talento dos jogadores brasileiros é inegável provavelmente à maioria das pessoas que gostam de futebol. Talento, ler-se-á com qualidade técnica, de passe, de drible a um nível acima da média.
Num rápido pensamento, vem ao nosso pensamento, jogadores como Ronaldinho, Ronaldo, Neymar, Coutinho, Rivaldo, Romário, etc etc…Outros tantos têm um nível técnico superior. Inclusive a Inteligência Emocional elevada decidindo com rapidez situações embaraçosas.
Talento esse que vem do futebol de rua. Pela liberdade e número de horas praticadas, pavimento do jogo com buracos e obstáculos, balizas mais pequenas.
Esses campos são improvisados em todos os sentidos. O chão é irregular, e em alguns trechos pode até ser perigoso. Há sempre uma mistura de lixo, detritos, peças do motor abandonadas, talvez animais a pastar perto e toda uma série de outras coisas, mas nada parece desanimar a vontade das crianças.
A baliza realmente não tem mais de 2 metros de largura, o que significa que quando se quer marcar um gol, devido ao pouco espaço do alvo, é melhor driblar o goleiro do que confrontar diretamente com ele. Inevitavelmente os meninos aperfeiçoam as suas qualidades de goleadores quando ainda são muito jovens, numa superfície traiçoeira e com uma bola improvisada.
Quando os meninos são mais crescidos e jogam na praia, driblam o goleiro sobre a areia e com velocidade. Com tudo somado à certeza do toque e do equilíbrio que desenvolveram sobre o chão irregular e a areia das praias, é fácil ver porquê os jogadores brasileiros são talentosos.
CATEGORIAS DE BASE NO FUTEBOL
Buscando fatores que possam servir de elementos científicos que façam com que se entenda melhor essa sistemática de ensino, estamos agora oferecendo posições baseadas no conhecimento científico que hoje balizam os grandes clubes de qualquer modalidade esportiva existente no planeta.
Quando, algumas crianças pretendem crescer em um desporto visando qualificar suas trajetórias esportivas, procuram um local onde poderão encontrar pessoas especializadas para ensinar e corrigir os fundamentos do esporte indispensáveis para sua prática.
Os elementos do jogo, quando não trabalhados no período de formação do ser humano, certamente irão apresentar-se como problema na fase adulta uma vez que estamos falando de psicomotricidade, que é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas. Ou seja: movimentar-se com o uso do mental.
É melhorar o movimento, o comportamento da criança com seu corpo não esquecendo da interação social. Isto acontece de forma oral e também pelos gestos.
Quando a psicomotricidade não é desenvolvida de forma eficaz, ocorre consequências danosas no seu desenvolvimento. Um grande exemplo a ser citado é a questão da lateralidade, direita, esquerda não trabalhadas, ficam esquecidas na mente e isso não faz com que ele as use ambas com qualidade. Pode apresentar problemas na escrita, na fala e na distinção das letras “b” e “p”. Vejam que não estamos falando de algo irrelevante.
Podemos entender, que questões importantes na formação de um ser humano, podem ser relevantes no momento do jogo. Imaginamos um jogador, isso é hoje a esmagadora maioria, que só usa um lado de seu corpo para conduzir e impulsionar a bola.
Quantos momentos do jogo necessitam os dois lados do corpo?
Uma condução de bola pela esquerda necessitando a transferência da bola usando a perna esquerda e o atleta é destro (pé direito) ?
Isto tudo poderia ser resolvido na infância, fosse a preocupação com este trabalho desde cedo por especialistas na área.
Pensando assim, a formação de categorias de base, passa a ter papel fundamental na formação do atleta não só no gesto como na forma de se deslocar e entender o jogo como um todo. Futebol, é um esporte que requer atacar e defender incessantemente do início ao fim de uma partida. Saber as características de cada posição, já que necessária se faz a organização da distribuição dos elementos em campo. Conhecer e entender as Regras do jogo para que possa tirar partido a seu favor. Aprender a saber que o jogo tem regras que devem ser observadas e caso aja transgressão, será punido dentre do Lei do jogo. Disciplina é fundamental para que haja sucesso na carreira futebolística.
Então vemos que a formação é algo indispensável mesmo. Que não passar por um trabalho tão qualificado, certamente terá problemas no futuro e aí está uma das razões de trocas constantes de atletas quando “profissionais da bola “.
Responder essas e tantas perguntas, podem ser melhor eliminadas se entendermos que temos que ter paciência e persistência na formação. Prato feito, sempre oferece o que alguém quis colocar para nós. Buscar de outros lugares para resolver problemas caseiros, é uma atitude que já está ultrapassada para os pequenos e médios clubes que não dispõe de verbas para tanto.
Encerramos este artigo, procurando dar uma visão ampla de um trabalho que nos países de primeiro mundo já não tem sido novidade e muitos anos e as respostas são mais que evidentes nos mais diversos esportes.
Agora, queremos , é que as cabeças que comandam os mais diversos clubes de futebol, tenham uma visão cultural e se consorciem com profissionais capacitados para mudança deste paradigma muito mais importante que muitos possam pensar. Criar Centros de Treinamentos de Futebol não é despesa e sim um grande investimento que trará retorno a médio prazo.
OS TALENTOS DO FUTEBOL VINDOS DA RUA:
Prof. Jober Teixeira Jr.
Pós graduado em Futebol/Futsal
Autor de livros de futebol
Comentarista esportivo