UM POUCO DE HISTÓRIA DO NOSSO FUTEBOL

O Brasil é considerado o país do futebol, ou popularmente a “pátria de chuteiras”. Devido este

contexto histórico-cultural que o esporte carrega consigo, é capaz de transformar um simples

gramado em um campo de sonhos onde crianças se transformam em ídolos devido à louca paixão que move o futebol.

Segundo Freire (2003), o esporte é muito importante para as pessoas, cada povo tem seu esporte que é transformando numa paixão nacional, caso do beisebol nos Estados Unidos, hóquei no Canadá, futebol no Brasil.

No Brasil o futebol é também encarado como uma simples brincadeira. Nota-se pelas regiões brasileiras que ainda existem meninos jogando descalço nas ruas, asfaltadas, de terra, pelas quadras de areia, quadras de futsal, enfim faz parte da infância de meninos menos favorecidos economicamente (FREIRE, 2003).

Temos que proporcionar aos profissionais de Ed.Física ,a compreensão do processo de desenvolvimento das crianças praticantes do esporte.

Porque a prática esportiva atualmente tem-se iniciado em idades cada vez mais precoces, acarretando cuidados com os processos de ensino-aprendizagem que influenciam no desenvolvimento das crianças de acordo com cada faixa etária. Propondo uma metodologia baseada no lúdico de forma a contribuir na formação destas crianças não somente como atletas, mas como seres humanos.

 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento das capacidades motoras da criança, tem sido o grande desafio, uma vez que nos debruçamos sobre a cognição das mesmas.

O pior de tudo, são “profissionais” despreparados trabalhando dentro das escolinhas de futebol, sem metodologia, psicologia, sem a menor preparação para desemprenhar uma atividade de tão alta relevância.

Porém, estudos mostram que o trabalho nas escolinhas que possuem uma prática pedagógica que respeita os estágios de crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo tendem a transformar a criança num futuro potencial esportivo para o futebol.

OBJETIVO

Identificar as fases de desenvolvimento das crianças, de acordo com a faixa etária e relacioná-las aos conteúdos que são aplicados no futebol. Entender como ocorre o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais e especificas em crianças, de modo que ocorra a junção entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem do futebol, para que haja um melhor entendimento de qual tipo de abordagem metodológica é melhor para o desenvolvimento das crianças.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mostrar a realidade do futebol;

Entender a aprendizagem da criança;

Entender o desenvolvimento da criança;

Analisar o caráter metodológico do ensino do futebol;

APRENDIZAGEM NO FUTEBOL

O futebol no cenário brasileiro se faz presente há tempos, porém no processo de formação de jogadores o problema central vem sendo que os profissionais não entendem que cada indivíduo  possui sua universalidade e seu tempo de resposta ocorrendo à separação entre homem e sua natureza. O esporte proporciona aos seus participantes um conhecimento e domínio sobre o corpo, que permitem que suas vivências sociais modernas sejam construídas através deste corpo. (RODRIGUES, 2004).

O processo de aprendizagem faz parte da conduta humana e é proporcionado pelos fenômenos de natureza biológica, sociológica e psicológica. No entanto, no processo de aprendizagem motora procura-se entender os mecanismos decorrentes do processo de aquisição de habilidades motoras e os fatores que os influenciam para alcançar determinada meta (BENDA, 2006).

Portanto, as crianças não podem ser especializadas em determinado movimento, nas escolinhas de futebol só após as crianças terem estabelecido uma base motora sólida é que se deve iniciar o trabalho específico, que no caso, são os fundamentos do futebol (WEINECK, 1999).

A formação de um futebolista deverá ser integral. Parte-se do princípio que por trás de um grande atleta, está um grande homem. Aliado a isto teremos de considerar que nem todos os atletas de formação se tornarão atletas no futebol profissional, aspeto ao qual é impossível fugir.

Desta forma consideramos que a formação integral de um futebolista está na virtude do desenvolvimento da formação em três grandes vetores:
1- Formação Intelectual/Escolar
2- Formação Social, Moral e do Caráter
3- Formação Física e Desportiva.

FORMAÇÃO INTELECTUAL/ESCOLAR

Relativamente a este vetor é fundamental a ligação a estabelecer entre escola e clube. Uma academia de futebol deverá ter a preocupação em que os seus atletas tenham a capacidade de conciliar futebol com escola. Sem abdicar de nenhum deles, deverão existir intervenientes num clube de futebol que ajudem os atletas a organizarem o seu tempo junto dos pais e junto das pessoas que tutelam o seu desempenho nas escolas. Neste âmbito a comunicação é fundamental e deverá ser da responsabilidade de um gabinete psicopedagógico que nos dias de hoje poderá ser um aspeto fundamental de desenvolvimento de uma academia. A grande importância da Formação Intelectual/Escolar para o futuro dos atletas tem a ver com:

– Dar aos atletas ferramentas para poderem seguir uma vida fora da carreira do futebol, uma vez que apenas uma pequena percentagem chega ao futebol profissional e uma percentagem ainda mais pequena chega ao mais alto nível

FORMAÇÃO SOCIAL, MORAL E DO CARÁTER

Passando agora para a Formação Social, Moral e do Caráter é importante se definir qual a linha a seguir. Percebermos quais os valores que o futebol representa.  Aceitarmos que uma criança só será um bom adulto se for uma criança feliz.

Ética dos Treinadores. Os clubes também aqui devem seguir normas de comportamento e de “saber estar”. É necessário deixar de valorizar os resultados desportivos na formação, usando-os como meios de formação dos atletas e das equipes e não como fins. Isto é, o treinador deverá usar o resultado desportivo como meio de motivação e incentivo para os jogadores que deverão ver o jogo como momento de avaliação da sua evolução. As regras e as lições de moral que poderemos dar aos jogadores podem vir a ser mais importantes para a sua formação do que a vitória num jogo.

 

 

COMPORTAMENTOS DOS PAIS E TREINADORES (REFERÊNCIAS) INFLUENCIAM COMPORTAMENTO DOS ATLETAS

Formação Física e Desportiva
Por fim, o ponto da Formação Física e Desportiva.
O aspecto fundamental nesta área é definir o conjunto de conteúdos e competências que deveremos ensinar aos nossos atletas. Este conjunto de competências, por um lado deverá ser bem definido e restrito para os atletas aprenderem o modelo de jogo que se pretende para o clube. Por outro lado, este modelo deverá ser alargado o suficiente para criarmos jogadores com capacidade de adaptação a diversos contextos, com armas para poderem jogar de várias formas diferentes e com um desenvolvimento atlético geral que lhe permita suportar as exigências físicas e mentais da competição e do futebol federado.

 

 

                                  

  OS TALENTOS DO FUTEBOL VINDOS DA RUA

 

O talento dos jogadores brasileiros é inegável provavelmente à maioria das pessoas que gostam de futebol. Talento, ler-se-á com qualidade técnica, de passe, de drible a um nível acima da média.

Num rápido pensamento, vem às nossas cabeças jogadores como Ronaldinho, Ronaldo, Neymar, Coutinho, Rivaldo, Romário, etc etc… São imensos aqueles que têm um nível superior técnico.

Talento esse que vem do futebol de rua. Algo que já foi falado aqui no blog, é no futebol de rua que se faz talentos. Pela liberdade e número de horas praticadas, pavimento do jogo com buracos e obstáculos, balizas mais pequenas…Foi durante a leitura de um célebre livro do futebol Português, que vi um testemunho que me fez querer partilhar com vocês em relação ao futebol brasileiro, ao talento, e ao futebol de rua.

                   

                              

  SURGE UM NOVO PERSONAGEM

Na busca de novas possibilidades em qualificar e melhor direcionar a vida de cada criança para o sucesso da sonhada carreira, surge a figura de um profissional que se qualificando na área esportiva, vem colaborar para que a busca alucinada dos jovens jogadores possa ser melhor planejada e desenvolvida.

O COACHING, treinador de pessoas, que até pouco tempo fazia parte somente dos colaboradores das empresas ou profissionais liberais, agora se mostra como uma grande ferramenta de auxílio aos jovens atletas.

A presença deste profissional, tem detectado que as Categorias de Base dos clubes brasileiros, tem revelado poucos jogadores dados o contingente de participantes em todo o país.

Isto se dá pelo fato de haver pouca estrutura qualificada na formação, quer pelas condições oferecidas desde as dependências físicas até os condutores deste processo que não apresentam qualificação necessária para esta tão importante atividade.

E assim sendo, ficam jogados à sorte os que pretendem chegar ao estrelato, onde não chegando, sequer são preparados para o plano “B” e ficam marginalizados na sociedade.

Não existe nada de sobrenatural neste trabalho. O coaching pergunta ao cliente o que ele espera na atividade desejada, seu comprometimento no que está fazendo, o que pode fazer para melhorar suas dificuldades e como se comprometer para chegar no seu objetivo final, qual seja tornar-se um JOGADOR PROFISSIONAL DE FUTEBOL de sucesso.

Trabalha com as possibilidades de se caso não consiga seu intento, realizar o plano “B” e poder ser um cidadão preparado para a vida.

É de fundamental importância este trabalho, uma vez que compromete os que ali estão, aumentando as possibilidades do clube em revelar um número bem maior de talentos e assim aumentando seu potencial de lucratividade esportiva.

 

 

 INDÚSTRIA DO ESPORTE

A indústria do esporte é parte integrante da indústria do entretenimento. O entretenimento é uma das principais atividades econômicas do mundo atualmente. Essa indústria é dinâmica e associada aos setores de mídia e telecomunicações. Entende-se como indústria do esporte o mercado no qual os produtos oferecidos aos compradores relacionam-se a esportes, fitness, recreação ou lazer e podem incluir atividades, bens, serviços, pessoas, lugares ou ideias (PITTS & STOTLAR, 2002). O esporte é atualmente o quarto setor da economia no Brasil e o segundo no mundo (Fonte Revista Eletrônica Sports Magazine). O crescimento da indústria do esporte, que é uma manifestação cultural mundial, é inegável e inevitável, inclusive no Brasil.

Além de ser considerado uma paixão nacional, o futebol é também visto como uma oportunidade profissional para jovens de baixa renda. Porém, a carreira deste profissional precisa ser planejada para que no futuro do mesmo não venha sofrer com as dificuldades que poderão surgir após o término da sua trajetória em campo. A profissão de atleta profissional do futebol vem acompanhada de certa insegurança quanto ao futuro, pois é uma carreira que apresenta instabilidade por depender do seu condicionamento físico para trabalhar, onde possíveis lesões podem surgir durante a trajetória esportiva. Por isso, a relevância destes profissionais pensarem no planejamento de suas carreiras e também de perceberem o quanto esta ferramenta pode auxiliar no seu futuro, permitindo estabelecer metas e objetivos a serem alcançados.

Os times estão cada vez mais preocupados com os jogadores nas suas formações acadêmicas. Clubes como Vasco da Gama têm em suas sedes escolas para seus jogadores não perderem os estudos enquanto defendem a camisa do time, pois ninguém sabe o que o futuro reserva para esses meninos.

“No Rio, o Vasco é o único clube que tem um colégio na sua própria sede. Sempre que passo para visitar a escola, falo para os meninos se dedicarem nos estudos. Os ensinamentos serão importantes mais para frente. Eu cheguei ao Vasco muito novo e me formei aqui. Tenho um carinho por todos que trabalham aqui dentro. Sou muito grato a ele pela educação que me deu”, conta Gabriel Felix, agora goleiro profissional do Vasco da Gama.

O clube dá suporte e faz com que os jogadores não deixem de estudar por conta dos treinamentos. A escola é fundamental. Administrada pelo Vasco, o colégio oferece ensino fundamental e médio. Não atende só aos jogadores de futebol, mas também aos atletas de outras modalidades.

“O clube não tinha necessidade de ter uma escola aqui dentro, mas a educação é fundamental e uma das coisas mais importantes para mim. Todo mundo quer virar um atleta de ponta, mas nem todos serão. O que nós procuramos é formar cidadãos. Aqui, ensinamos as pessoas a serem do bem, terem boas maneiras e, acima de tudo, disciplina’’, diz o professor Marcelo Duarte.

Ser um jogador de futebol profissional, ganhar um bom dinheiro e ser reconhecido no mundo todo é um sonho que atrai a maioria dos jovens. Mas começar cedo requer superar diversos obstáculos e enfrentar desafios que podem ser marcantes para garotos com pouca idade. O principal deles é ficar longe da família, já que muitos jovens saem de suas cidades natais para jogar nas categorias de base dos clubes e, assim, crescer dentro da profissão. A saudade da família é algo que costuma estar sempre presente no cotidiano desses meninos que tentam a vida como jogador de futebol em outras cidades. Pablo Siqueira mora longe da família. Ele viaja para Natal três vezes por ano durante as férias, para visitar seus pais. Mesmo mantendo contato todos os dias com eles, o menino diz que a saudade é muito grande.

‘’Sempre que sobra um tempo, eu vou para minha cidade ver meus amigos e família, mas sei que é preciso passar por isso agora no início se eu quero ser jogador profissional, para depois quando eu tiver minha instabilidade financeira, trazer todos para perto de mim para não ter problemas com saudades’’, conta Pablo, que veio para o Rio de Janeiro jogar no Vasco da Gama por meio de um olheiro (saiba qual é a diferença entre olheiro e empresário de futebol).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

E possível fazer                 um trabalho totalmente voltado a formação de novos atletas de futebol, dando-lhes um cunho social de integração e preparação do jovem para o esporte e também para a sociedade a qual está vinculado.

Geralmente oriundos de famílias humildes, estes garotos necessitam de um espaço qualificado e assim desenvolverem seus potenciais e quem sabe surgindo deste meio algum destaque futebolístico de grande relevância esportiva.

A busca de uma equipe multidisciplinar , coordenada por um professor com conhecimentos da área específica “futebol”, acompanhado por acadêmicos  de outras áreas tais como: fisioterapia, assistente social, enfermagem, psicologia, odontologia, medicina, se faz de grande valia, pois assim poderão dar o suporte necessário para o bom desenvolvimento humano dos jovens atletas aprendizes.

Este trabalho, poderá ser feito em parceria com as instituições acadêmicas da cidade, buscando uma grande parceria com as Universidades, onde os acadêmicos envolvidos, já estarão estagiando e colocando em prática todo um conhecimento adquirido nos bancos acadêmicos.

Importe destacar, que um clube esportivo, aqui o clube de futebol, é uma instituição social que pertence a sua comunidade e como tal deve proporcionar um trabalho de alta relevância e assim contribuindo para sua comunidade.

Lembrar sempre que se aquele  porou menina não se tornarem um grande futebolista, deverão estar aptos a serem grandes cidadãos.

O esporte deve servir de instrumento social onde quem dirige deve ter a consciência que seu trabalho e momentâneo, mais seu legado e de grande valia social.

Agradeço a atenção de todos e me coloco ao inteiro dispor para quaisquer discussões sobre o tema.

CATEGORIA DE BESE O AICERCE DO FUTEBOL:
Prof. Jober Teixeira Jr.
Pós graduado em Futebol/Futsal
Autor de livros de futebol
Comentarista esportivo

Politibola