Declaração foi feita durante sua audiência geral, que aconteceu sem a presença de fiéis em uma biblioteca do Vaticano, por conta da pandemia do novo coronavírus.
O Papa Francisco disse, nesta quarta-feira (25), que a Igreja Católica não é ‘um grupo de empresários’ nem ‘partido político’. A declaração foi feita durante sua audiência geral, que aconteceu em uma biblioteca do Vaticano sem a presença de fiéis por conta da pandemia do novo coronavírus.
O pontífice defendeu que o “espírito cristão” está na comunidade e na vida em grupo. Além disso, Francisco disse que os fiéis têm que buscar um caminho de união e humildade. Segundo ele, “é na humildade que se constrói o futuro do mundo.”
Papa Francisco na audiência geral desta quarta-feira, 25 de novembro de 2020, em uma biblioteca do Vaticano — Foto: Vatican Media/Reuters
“Muitas vezes, sinto muita tristeza quando vejo uma comunidade com boa vontade, mas erra o caminho, pois pensa em fazer da Igreja um encontro, como se fosse um partido político, a maioria, a minoria, o que pensa sobre isso, sobre aquilo”, disse Francisco.
Ele também citou seu antecessor, Bento XVI, ao dizer que “a Igreja não cresce fazendo proselitismo, cresce por atração”. Francisco ainda disse que, sem o Espírito Santo – uma presença divina –, “não há Igreja […] há um bonito clube de amigos, com boas intenções, mas não há Igreja”.
Politibola com informações do G1